Guarda o que tens.

Guarda o que tens - A frase acima é parte do versículo onze de Apocalipse capítulo três, o último livro da Bíblia. São palavras do Senhor Jesus dirigidas ao anjo da igreja que está em Filadélfia. As primeiras palavras do texto são “eis que venho sem demora…” e em seguida a advertência, “guarda o que tens…” Devemos refletir sobre esse assunto e extrair dele lições.

Ao meditar nessa frase, duas perguntas vêm a minha mente. Guardar o que? O que é que eu tenho? Cabe aqui um questionamento que cada um de nós deve fazer. Por isso pergunto, o que é que você tem? Há uma palavra que, acredito, pode trazer luz sobre essa questão: a palavra depósito.

Quando tivemos um encontro com Jesus, um verdadeiro milagre aconteceu. A cruz foi nosso ponto de encontro com Cristo onde recebemos o bom, abundante e completo depósito divino. A lista é extensa; porém, podemos destacar alguns elementos que representam esse depósito:

- Salvação

- Espírito Santo

- Palavra de Deus

- Amor

- Fé

- Esperança

- Dons

- Ministérios

Toda pessoa realmente convertida, se torna um depositário dessas riquezas divinas, as quais fazem dela, alguém mais que vencedor!

O apóstolo Pedro ensina: “Visto como o seu divino poder nos deu tudo o que diz respeito à vida e piedade… pelas quais ele nos tem dado grandíssimas e preciosas promessas,para que por elas fiqueis participantes da natureza divina…” – II Pe 1:3-4

Observe o que o texto diz: Ele nos deu TUDO!

Ao estabelecer a nova aliança, o Senhor prometeu dar um novo coração, tirar o coração de pedra e colocar um coração de carne, por em nós o seu Espírito, seus estatutos e fazer-nosandar neles – Ez 36:26-27.

A nova vida em Cristo proporciona todos esses benefícios, porém, infelizmente se apregoa um evangelho tão distante dessas verdades, capaz de “produzir” um “cristão” que mal sabe o que tem… Se esse “cristão” mal sabe o que tem, o que ele vai guardar?

Vivendo num mundo cujo sistema tenta sufocar o valor divino depositado em nós, devemos – lançar mão das armas da nossa milícia que são poderosas em Deus para destruição defortalezas – II Cor 10:4

– Fortalecer-nos no Senhor e na força do seu poder – Ef 6:10

– Orar em todo tempo com toda oração e súplica no Espírito – Ef 6:18

– Combater o bom combate, acabar a carreira, guardara fé – II Tim 4:7

Concluindo, quero encorajar você a não aceitar nenhum tipo de imposição do mundo, e recomendar as palavras de Paulo dirigidas a Timóteo. “Ó Timóteo, guarda o depósito que tefoi confiado…” – I Tim 6:20. “Guarda o bom depósito pelo Espírito Santo que habita em nós.” – II Tim 1:14



Deus os abençoe
Adhemar de Campos
http://www.adhemardecampos.com.br

Só o Senhor sonda os corações.

Eu estava atravessando um dos piores momentos de minha vida quando li este trecho. Não me recordo se já havia me convertido ou não. Mas sei que sofri um dos mais fortes impactos de minha vida ao dar-me conta de como eu havia sido insensata, ingênua e ignorante. Como eu não me dera conta ao lidar com as pessoas comuns de meu dia a dia, das verdades contidas nesta mensagem. Chorei amargamente, olhando para trás e compreendendo todas as tragédias que me haviam ocorrido, simplesmente por que eu ignorava algo tão fundamental sobre a natureza pecaminosa do ser humano.

"Assim diz o SENHOR: Maldito o homem que confia no homem, e faz da carne o seu braço, e aparta o seu coração do SENHOR! Porque será como a tamargueira no deserto, e não verá quando vem o bem; antes morará nos lugares secos do deserto, na terra salgada e inabitável.

Bendito o homem que confia no SENHOR, e cuja confiança é o SENHOR. Porque será como a árvore plantada junto às águas, que estende as suas raízes para o ribeiro, e não receia quando vem o calor, mas a sua folha fica verde; e no ano de sequidão não se afadiga, nem deixa de dar fruto.

Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e perverso; quem o conhecerá? Eu, o SENHOR, esquadrinho o coração e provo os rins; e isto para dar a cada um segundo os seus caminhos e segundo o fruto das suas ações." (Jeremias 17:5-10)


Todos dizemos entender o que significa ter uma natureza pecadora, até porque para aceitar a Jesus é preciso compreender que o sacrifício que Ele fez por nós, foi para resgatar-nos do pecado. Mas será realmente que entendemos o que isso realmente significa?

Diariamente vejo pessoas tão arrasadas por decepções com filhos, parentes, esposo ou esposa, sócios, amigos e o que percebo é que elas se mostram totalmente surpreendidas por estes fatos e, chocadas, entregam-se ao sentimento de dor, como se fosse algo extraordinário, inesperado, inusitado. Não sei se me explico claramente. O que eu percebo é que intelectualmente dizemos entender o que significa ter um coração vendido ao pecado, mas na pratica nos relacionamos com os demais como se isso não existisse. Esperamos demais das pessoas, acreditamos demais, ignoramos a sua natureza fundamental.

O cristão está na caminhada de santificação, que começa no dia em que aceita a Jesus e tem um longo caminho a percorrer. Se nós tivermos conscientes de nossa condição de pecadores e da condição dos demais, penso que nos decepcionaríamos menos, nos protegeríamos melhor por sermos mais realistas, e aceitaríamos com mais serenidade as derrotas que fazem parte de nossa caminhada debaixo deste sol.

Já vi pessoas desistirem da fé porque se decepcionaram com um irmão da igreja, com o pastor, com o marido, com a amiga. Já vi pessoas pensarem em morrer por uma traição. Já vi pessoas adoecerem por que ajudaram alguém e foram vítimas da ingratidão, da traição, da mentira, do roubo, da calúnia.

Lembremos da passagem de Jesus quando cura os dez leprosos, mas somente um volta para agradecer. Porque teríamos tratamento melhor que o próprio Jesus que foi quem mais sofreu a ingratidão mesmo de seus companheiros mais próximos?

Mas Jesus convida-nos a amar nossos inimigos, aquelas pessoas que nos ferem. Claro que é difícil, mas Ele nos capacita na caminhada conseguiremos. Convêm, entretanto, estar conscientes de que o desgosto e a decepção não são a exceção neste mundo, mas a norma.

A esperança do cristão está baseada na palavra confiável de Jesus. Tenhamos bom ânimo na caminhada.

Rita Cytryn
Ministério Fruto do Espírito